RPG: Crystal Heart
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Acesso Rápido
Últimos assuntos
Capítulo 8: AmbienteQua maio 04, 2022 1:28 pmHanda
Capítulo 7: CondiçãoQua maio 04, 2022 1:26 pmHanda
Capítulo 6: MovimentoQua maio 04, 2022 1:24 pmHanda
Capítulo 5: Ação BônusQua maio 04, 2022 1:19 pmHanda
Capítulo 4: AçãoQua maio 04, 2022 1:18 pmHanda
Introdução: CombateQua maio 04, 2022 11:59 amHanda
Capítulo 3: RolagemQua maio 04, 2022 11:52 amHanda
Capítulo 2: CaracterísticasQua maio 04, 2022 11:20 amHanda
Capítulo 1: AtributosQua maio 04, 2022 11:07 amHanda
Introdução: Regras GeraisQua maio 04, 2022 10:36 amHanda

Ir para baixo
Handa
Handa
Narrador
Narrador
https://meliodafu.forumeiros.com

Capítulo 3: Rolagem Empty Capítulo 3: Rolagem

Qua maio 04, 2022 11:52 am

Capítulo 3: Rolagem


Em situações especificas, quando uma decisão precisa ser tomada pelo narrador, ou o jogador precisa exercer alguma atividade complicada são utilizados os dados. No RPG utilizamos o D20 (dado de 20 lados) para definir se estas atividades são realizadas com sucesso ou não.

1: Falha crítica - 2/10: Azar
11/19: Sorte - 20: Acerto crítico


Teste de habilidade
Um teste de habilidade testa um talento inato do personagem e seu treinamento em um esforço para superar um desafio. Para cada teste, o Mestre decide qual das seis habilidades é relevante para a tarefa e sua dificuldade, representada por uma Classe de Dificuldade (CD). Para fazer um teste de habilidade, jogue um d20 e adicione o modificador da habilidade relevante. Aplique os bônus e penalidades e compare o resultado total à CD.

Se o total for igual ou superior a CD, o teste de habilidade foi um sucesso. Caso contrário, será um fracasso, o que significa que o personagem não fez nenhum progresso em direção ao objetivo.

Teste de resistência
Um teste de resistência representa uma tentativa de resistir a uma situação, uma armadilha, um veneno, uma doença ou uma ameaça similar. Você normalmente não decide fazer um teste de resistência, você é forçado a fazer um, porque seu personagem corre risco de sofrer algum mal. Para fazer um teste de resistência, jogue um d20 e adicione o modificador de habilidade apropriado. Um teste de resistência pode ser modificado por um bônus ou penalidade situacional e pode ser afetado por vantagem ou desvantagem, conforme determinado pelo Mestre.

A Classe de Dificuldade de um teste de resistência é determinada pelo efeito que a provocou. O resultado de um sucesso ou fracasso em um teste de resistência também é detalhado no efeito que o provocou. Geralmente, um teste bem sucedido significa que a criatura não sofreu nenhum dano ou sofreu um dano reduzido, proveniente do efeito.

Jogada de Ataque
Quando você realiza um ataque, sua jogada de ataque determina se o ataque acerta ou erra. Se o total da jogada, somado aos modificadores, igualar ou ultrapassar a Classe de Armadura (CA) do alvo, o ataque acerta. Quando um personagem realiza uma jogada de ataque, você soma o modificador de habilidade caso tenha proficiência na arma.

O modificador de habilidade usado para um ataque com uma arma corpo-a-corpo é a Força, e o modificador usado para um ataque com uma arma à distância é a Destreza. As habilidades não requerem proficiência para aplicar modificadores, e, usam do atributo Espírito para somar o modificador.

Você adiciona seu bônus de proficiência nas jogadas de ataque quando está usando uma arma que é proficiente, bem como quando ataque com uma magia.

Se a jogada de ataque com o d20 resultar em 20, o ataque acerta, independentemente de qualquer modificador ou da CA do alvo. Além disso, o ataque é considerado um acerto crítico, causando o dobro de dano e em alguns casos a morte do alvo.

Vantagem e Desvantagem
Você geralmente adquire vantagem ou desvantagem através do uso de situações específicas, ações ou habilidades. Uma habilidade especial ou magia podem conceder vantagens ou desvantagens em um teste de habilidade, teste de resistência ou jogada de ataque.

Você deve jogar um segundo d20 quando realizar a jogada. Você deve usar o resultado mais alto entre os dois dados se possuir vantagem, e usar o resultado mais baixo, se possuir desvantagem. Se alguma circunstância provocar uma jogada que tenha tanto uma vantagem quanto uma desvantagem, considera-se que você não possua nenhuma delas, e deve jogar apenas um d20.

Bônus de proficiência
As proficiências define, muitas das coisas que o personagem pode fazer muito bem, desde o uso de certas armas, até a maneira de contar uma mentira muito convincente.

O bônus é usado nas regras de testes de habilidade, testes de resistência e jogadas de ataque. A classe determina as proficiências com armas e algumas das proficiências em perícias e ferramentas. Os antecedentes de um personagem também concedem proficiências adicionais em perícias e ferramentas.

Resistência e vulnerabilidade
Algumas criaturas e objetos são extremamente difíceis ou muito fáceis de machucar com certos tipos de dano. Se uma criatura ou objeto tem resistência a um tipo de dano, aquele tipo de dano será reduzido pela metade contra ela.

Se uma criatura ou objeto tem vulnerabilidade a um tipo de dano, aquele tipo de dano será dobrado contra ela. Resistência e vulnerabilidade são aplicados depois de todos os multiplicadores de dano.

Como Rolar?
Quando terminar uma narração em que você pode lançar um Teste de Resistência, Habilidade ou Ataque, você deve utilizar o Canal de Rolagem de Dados em nosso Discord e Marcar o narrador responsável pela aventura, com o resultado obtido, o mestre irá dar sequencia a narração.

Ir para o topo
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos