Capítulo 8: Ambiente
Qua maio 04, 2022 1:28 pm
Capítulo 8: Ambiente
Tudo aquilo que se refere ao tempo, clima e efeitos de cenário serão inclusos na Regra de Ambiente, de forma a tentar englobar o máximo possíveis de situações. Assim como nas outras regras, situações não específicas poderão ser administradas pelo próprio narrador.
• Passagem do Tempo
Cada mês representa um período do dia (Manhã, Tarde e Noite) e cada dia representa uma estação do ano.
• Luz Plena
Mesmo dias nublados ainda fornecem luz brilhante, assim como tochas, lanternas, fogueiras e outras fontes de iluminação dentro de um raio específico.
• Penumbra
Área levemente obscurecida. Uma área de penumbra geralmente é um limite entre uma fonte de luz brilhante, como uma tocha, e a escuridão em volta dela. Dificulta testes de percepção.
• Escuridão Total
Cria uma área fortemente obscurecida. Personagens enfrentam escuridão ao ar livre à noite (mesmo na maioria das noites com luar), dentro de uma densa floresta ou de uma sala subterrânea, enquanto em escuridão total o personagem fica com o efeito cego.
• Meia Cobertura
O obstáculo pode ser uma mureta, uma parte de uma mobília grande, um tronco de árvore estreito ou uma criatura, seja ela inimiga ou amigável. Um alvo com meia-cobertura tem +2 de bônus na CA e nos testes de resistência de Destreza.
• Cobertura Total
Um alvo com cobertura total não pode ser alvo direto de um ataque ou de uma habilidade. No entanto, algumas habilidade podem atingi-lo ao incluí-lo na área de seu efeito.
• Queda
Uma criatura sofre 1d20 de dano de concussão para cada 3m de queda. O dano máximo de uma queda é de até 20d20 (equivalente a 60 metros). Após a queda, a criatura ficará caida no chão, a menos que ela evite sofrer o dano da queda.
• Asfixia
Quando um personagem ficar sem respirar, ela pode sobreviver por um número de rodadas igual ao seu modificador de Constituição (mínimo 1 rodada). No início do seu próximo turno, ela cai a 0 pontos de vida e está morrendo. Se você não puder respirar ou estiver sufocando, você não pode recuperar pontos de vida ou se estabilizar até poder respirar novamente.
• Necessidades
Durante uma Missão ou Aventura o Personagem do Jogador deverá se alimentar uma vez por dia, ingerindo ao menos um item e bebendo pelo menos 50 unidades de água (0,5 litros aproximadamente). Caso contrário irá adquirir o efeito exaustão.
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